24 julho 2012

O que foi isso que virou dívida pública? Nós estamos pagando! - Divida Pública, Orçamento e Gastos com Profª. Dra. María Lúcia Fattorelli

A palestra aborda o aspecto da crise finaceira mundial, a professora explica as causas da crise voltando lá em 1929, que foi onde surgiu a regulamentação do mercado financeiro através de instituições, a alavancagem dos derivativos que criou uma imensa bolha de pura aposta e especulação (lembrando que Lindsey William sempre disse que esse seria o problema).

Grandes bancos abarrotados desse ativos sem rastro real estiveram a ponto de quebrar e então os países ricos (EUA e Europa) se endividaram para salvar os bancos...surgiram então os "bad banks" que não é algo divulgado na mídia, que é um mercado financeiro paralelo desses papeis tóxicos e que de acordo com a professora, estão sendo transferidos para o Brasil, já que o risco de contágio da crise europeia para os países em desenvolvimento é fato consumado, só não aconteceu em 2008, porque os bancos brasileiros não estavam tão comprometidos em derivativos, mas depois da crise começou um relaxamento das normas aqui e através dos fundos financeiros como Fundo do pré-sal e Fundo da Pensão Previdenciária que podem realizar operações com derivativos, uma proposta sugerida pelo FMI...óbvio!


Ocorreu uma operação de alavancagem que os bancos fizeram em cima de derivativos sem lastro e o Estado assumiu isso como dívida pública. Isso é dívida pública?

A exemplo dos EUA, o FED injetou mais de 16 trilhões de dólares nos bancos (superior ao PIB americano 14,5 trilhões), só o City Bank recebeu 2 trilhões de dólares. 50 empresas financeiras no mundo controlam o setor financeiro através de mais de 43.000 empresas que estão altamente conectadas entre si.

Ela fala sobre as consequências da dívida como as medidas de austeridade para o pagamento da dívida que bondosamente os governos assumiram...Sem contar que a professora enche os pulmões para falar sobre a grande mídia corrupta financiada pelo setor financeiro.

"O esgotamento do modelo capitalista não vai se dobrar e admitir que está esgotado, ele vai procurar todas as formas possíveis e imaginárias de continuar com acumulação".

O setor financeiro gera as crises e acaba beneficiado com isso porque o povo paga a conta. Foi assim no Brasil na década de 80 e está sendo assim agora na Europa e EUA. (Também já vimos David Icke explicando a mesma coisa em os 3 estágios da crise).

Aos 30 minutos é abordado a economia brasileira. O Brasil não é qualquer país é um paradoxo, apesar de 500 anos de esfoliação o Brasil ainda é o 6º país mais rico do mundo, mas o 3º pior em distribuição de renda.

Dos 12 novos bilionários brasileiros, 8 são banqueiros.


Em 2011, metade do orçamento do Brasil (que cobra os juros mais caros do mundo) é destinado a juros e amortização da dívida externa, enquanto 2,9% para educação, 4,7% para saúde, 0,32% para ciência e tecnologia, 0,02% para saneamento que diz a lenda é básico, 0,04% para a cultura, 0% para habitação.

Que dívida é essa?
A dívida externa começou na década da ditadura e atualmente está em 400 bilhões de dólares, muita gente acredita que Lula acabou com a dívida quando pagou o FMI, mas ele pagou a dívida com o FMI e a dívida com os bancos continua subindo, o Brasil só mudou de credor, pagando ao FMI uma divida que custava 4% ao ano de juros e pra pagar o FMI o Brasil emitiu dívida interna pelo Tesouro que na época pagava juros de 19% ao ano, só mudou de mãos, ao invés de dever ao FMI devemos aos banqueiros que compram títulos da dívida interna a 19%.

Na década de 70, 75% da dívida era privado, de bancos e multinacionais instaladas aqui, depois os próprios bancos credores elevaram as taxas de juros de 5 para mais de 20% ao ano, provocaram uma crise e aí a organização FMI mais beneficente do mundo veio ajudar...Foi assim que o FMI entrou no Brasil, uma crise
provocada pelos próprios bancos (veja entrevista de David Icke) que antes haviam seduzido o país a assumir empréstimos. 

Na década de 80 essas dívidas do setor privado foram transferidas para Banco Central do Brasil que ficou conhecida como a década perdida, porque  o crescimento no Brasil ficou estagnado.

A dívida interna que não é interna porque quem compra os títulos são os bancos estrangeiros, explodiu depois do plano real e atualmente é de 2 trilhões e meio. O estado do Amazonas em 1998 devia 120 milhões mas o valor refinanciado foi para mais de 536 milhões, por conta de 417 milhões de dívidas do PROES, que é um Programa de Saneamento dos Bancos.

O que foi isso que virou dívida pública? Nós estamos pagando! Atualmente a dívida do Amazonas é mais de 2 bilhões.

Ela explica sobre a entrada de dólares no Brasil, apelidada pela presidenta de tsunami perfeitamente, deu o seguinte exemplo:

É como ter uma cachoeira jorrando do telhado e ao invés de tapar o buraco, cada um pega um lencinho e tenta enxugar a água.

O dólar entra, o BC percebe que tem muita moeda em circulação e precisa enxugar, se não provoca inflação, então ele troca os dólares por títulos da dívida brasileira que paga os maiores juros do mundo.

O Banco Central empresta os dólares que entraram aqui para os EUA comprando título da dívida americana, a juros quase zero, nós estamos financiando os EUA e o resultado é prejuízo do BC em 2009 de 147 bilhões e em 2010 50 Bilhões, que não aparece na mídia.

Isso não pode ser considerado dívida pública e nós todos estamos pagando! Pagamos uma dívida que nunca foi auditada.

FHC em 8 anos pagou 2,029 trilhões e Lula em 8 pagou 4,763 trilhões, em 16 anos são 6,8 trilhões e ainda restam 3 trilhões para pagar? É uma máquina!

Em 2007 o presidente do Equador criou uma comissão oficial para fazer auditoria da dívida e a Prof. Dra Maria Lucia Fattorelli fez parte da equipe, que resultou em anulação de 70% da dívida externa.

A palestra é fantástica, essa professora é o Gevaerd do mundo financeiro, fica a dica que foi sugerida pelo leitor Donizete.

Ravena

20 comentários:

  1. Olá Ravena,

    Peço perdão pelo comentário longo.

    Outro dia extrapolei por conta deste vídeo. É que a manipulação dá nojo. Todos aqueles laureados economistas televisivos, principalmente estes, contornando estas diabruras bancárias. Nenhum deles foi capaz de falar da manipulação da Libor pelo Barclays e muito pouco se falou da mesma ação pelo HSBC. Estes economistas manipulados/manipuladores seriam ótimos num circo como contorcionistas ou ilusionistas. Se contorcem para desinformarem a população e usam de ilusionismo para ocultarem as verdades incontésteis. É ou não é de dar-nos ódio? De nos causar ira?

    Tô com a professora: o sistema capitalista se exauriu. Muito devido a necessidade imperativa de PIBs cada vez maiores, que causam males irrecuperáveis ao planeta. Os recursos continentais estão em declínio. Qual a solução encontrada pelos facínoras capitalistas? "Temos que demarcar o fundo dos oceanos. Levantar seus recursos e extraí-los". Alguns países constroem submarinos com capacidades cada vez maiores de irem a grandes profundidades. Já li a respeito de colocação de bandeiras nas profundezas dos oceanos. De brigas intestinas enrustidas, diplomáticas por enquanto, sobre quem tem direito sobre o que no ártico.

    E assim, enquanto este sistema ainda respira com ajuda de aparelhos, sofre nosso planeta, que é quem paga a conta final pela urgência dos PIBs devastadores. Não prego, embora tenha minhas convicções, nenhuma mudança em direção do comunismo, mas tenho certeza de que o extrativismo exagerado ao qual esta nossa casa está submetida poderá ser o último suspiro da humanidade. E o cancer maior já tomou conta do nosso espírito: enxergamos os oceanos como o novo horizonte extrativista e, absurdo dos absurdos, já miramos a extração de riquezas minerais em outros planetas. Estamos reduzindo a existência da raça humana à semelhança de um vírus, como afirmado em Matrix. É muita miséria para um ser que se gaba de ser a imagem e semelhança de deus. Também, sendo aquele deus quem é, realmente somos dele muito semelhantes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário ravena.Me dá raiva raiva aqueles jornalistas economistas mentirosos e robóticos darem a super opinião nos jornais da noite.Falam 30 segundos de linguagem complexa e omitem coisas importantes.Fazem isso para o povo não entender mesmo.Se o governo quisesse daria economia do estado como ensino na escola para o povo saber um pouco melhor como funciona o sistema economico do governo.Mas não pode,voce tem que aprender matématica robotizada(matemática não deveria ser matéria de ensino.Matemática como algo genérico nunca deveria ser ensinado,pois senão acontece da pessoa aprender a merda de polinomios sem ter utilidade alguma).

      Excluir
    2. E só um detalhe , o capitalismo não é problema no lado macroeconomico,mas sim na base mais primitiva que é as relações de trabalho (e não não estou fazendo discurso marxista).
      Um exemplo , quem paga o trabalho do trabalhador ? Não é o patrão ,mas sim o cliente .

      Excluir
    3. Parabéns pelos desabafos, infelizmente corretos. O fato é que, o cume da pirâmide escravista joga sobre as costas da infantilizada humanidade este programa/culpa por sua mentalidade inumana, psicopática, alienígena e antropofágica. Sinto muito, sou grato.

      Excluir
  2. Oi Ravena, será que a globo vai vai fazer um globo roporter sobre essa Materia? rs rs...
    Dizem as "más linguas" que logo depois de Tranquedo Neves ser eleito ele fez uma viagem ao exterior para conhecer a realidade de nossa divida, e constatou que o Brasil não devia nada, que toda a nossa divida externa era (ou é) ilegal.
    Dizem também que talvez tenha sido por isso que ele teve aquele problema fatal de saúde, vai saber né?

    ResponderExcluir
  3. A Dra Fatorelli falou de maneira clara da forma mais simplificada possível, sobre um assunto árduo e nebuloso. Recomendo este vídeo para qualquer um que esteja interessado em contrbuir para a solução dos problemas brasileiros. Ravena vc está de parabéns por esta seleção. Acertou em cheio. Com explicações como esta, o apocalipse passa a fazer sentido. Acho que para "os donos do mundo" é melhor fazer o mundo acabar antes que toda este sistema financeiro acabe com a economia que os nutre de luxos e futilidades. Penso que este é o verdadeiro "calcanhar de Aquiles". Abçs

    ResponderExcluir
  4. Os agentes da NOM (bancos,FMI, Banco Mundial, etc) utilizam a dívida como instrumento para controlar governos e pessoas que passam a ser seus escravos. Metade do PIB para pagar a "dívida" que já está paga a muito tempo, um verdadeiro absurdo!!! Enquanto isso a mole segue despreocupada e contente por conseguir comprar um automóvel, financiado em 72 prestações, e poder comemorar o crescimento do país. Continuem se endividando para perpetuar o sistema... é isso que eles (manipuladores) querem...

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendo a indignação ou o espanto de todos.
    Todos sem exceção estão cansados de saber que o Sistema Financeiro Mundial entrou aos poucos em todos os países e através de métodos ilícitos e de corrupção se apoderou do poder público à DÉCADAS....DÉCADAS.
    Eu acho que o espanto de vocês está um pouquinho atrasado.
    Parecem o marido traído...o espanto e a indignação por ser o último a saber que é corno.
    Oras bolas minha gente, não precisa ser especialista em nada para perceber que todo sistema político brasileiro é fraudulento devido a podridão gerada pelo sistema financeiro que dominou nosso país a DÉCADAS. A corrupção nada mais é que coeficiente resultante dessa espoliação que o Brasil vem sofrendo desde a ditadura militar. Fome miséria, injustiça social, etc, etc etc é resultado desse sistema que demonstrou claramente que já tomou conta do mundo. Olhem para a Grécia, Portugal, Espanha, EUA, a Europa como um todo. Por que vocês acreditam que com o Brasil seria diferente?....A vez do Brasil está chegando. O fictício "Boom" econômico do Brasil tão citado pelas mídias internacionais enaltecendo o nosso país pela sua "Maravilhosa" condição diante da crise mundial nada mais era que a inserção do Brasil nessa crise de forma irreversível e definitiva!
    ESTAVA NA CARA MEU DEUS!!!!!!
    Desde quando BANCO FAZ CARIDADE?
    Onde vocês vivem?!...que planeta vocês vivem?!
    Se existe uma CONSPIRAÇÃO mundial ela é FINANCEIRA, o resto é distração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser novo por aqui...a corrupção do sistema financeiro, o funcionamento que favorece apenas as instituições financeiras e a situação do Brasil não são novidades nesse blog, mas os números apresentados e a linguagem da professora é surpreendente para muitos que aprenderam um pouco mais sobre a história econômica/financeira brasileira de forma simples.

      É incrível que até em posts como esse exista sempre alguém com o propósito de tumultuar a área dos comentários com agressões sem sentido por pura DISTRAÇÃO.

      Excluir
    2. Ô sabichão!

      Primeiro tem que aprender a interpretar texto, pra poder criticar o que pensa que leu. As pessoas estão apenas desabafando sobre fatos que só os sabichões sabem. Muito obrigado pela tua aula, deixou a da professora no chinelo. Você deveria criar uma palestra, talvez: "Obviedades desconhecidas". Aí sim a humanidade despertará, e você, tal como o sol, iluminará nossa mente.

      Nada como conversar com gente esclarecida. Obrigado.

      Excluir
    3. É a nova estratégia para descreditar e ridicularizar o assunto ravena.É a estratégia de falar que é obvio ,"que o mundo é assim mesmo",que "os bancos roubam"(nos chamando de inocentes)e que acha ridiculo a gente não saber disso (nos chamando de burro).


      Objetivo:desestimular a conversa.

      Excluir
    4. A estratégia comum para descreditar o assunto é chamar isso de "obvio" nos chamar de inocentes que nós somos "bobos demais por nao perceber que os bancos roubam".E repetir o tempo todo disso como nós fossemos idiotas.

      Excluir
    5. E o que o cara nao entende é que o "obvio" merece ser discutido.E essa palestra nao é obvia nao .Muitos assuntos muito bons que dão de 1000 para os fdp da televisão que só mentem.

      Excluir
  6. Paciência minha amiga,paciência ...

    ResponderExcluir
  7. O Anônimo que NÃO está querendo tumulto...
    Ravena, os dados podem ser inéditos quando expostos em números, mas as condições, a realidade que aí estão só quem não quer enxergar não vê.
    Apenas compare a posição de outros países ranqueados abaixo do Brasil no que diz respeito ao PIB, com um IDH muito superior ao nosso e verás claramente que existe de algo muuuuuito errado em nosso país.
    Me desculpa, se você nunca percebeu isso eu não sei, mas eu não conseguia vislumbrar a muito um futuro diferente da Grécia para o Brasil.
    Quando comecei a perceber em que condições a Grécia e outros países que fazem parte da União Européia começaram a se mostrar, logo disse para mim mesmo:
    "O Brasil que não se cuide..."
    Quem controla o fluxo de dinheiro no Mundo?....os bancos!....Quem controla os Bancos?.....os banqueiros!.....Quem financia os crime em todas as suas formas, escalas e níveis?....quem tem $$$!....Quem tem $$$?
    Então me diga:
    Existe algo de mais simples entendimento que essa simples equação?
    No Brasil tudo vai de MAU A PIOR mas os BANCOS LUCRAM BILHÕES E BILHÕES.
    Por que diante de uma crise grave dentro de um país, os primeiros e ÚNICOS a serem socorridos são os BANCOS?
    A resposta é POR QUE ELES É QUEM ESTÃO NO PODER!....PORQUE?.....POR QUE ELES CONTROLAM O DINHEIRO E EM NOSSA ATUAL EXISTÊNCIA APRENDEMOS A ACREDITAR E A ACEITAR QUE DINHEIRO É PODER.....MUITO DINHEIRO É MUITO PODER....TODO DINHEIRO É PODER ABSOLUTO.
    Desculpa mas para mim isso é escancaradamente evidente demais. Se para você isso tudo é uma novidade..., bom aí eu já não posso dizer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que não era evidente? Vá ler os posts mais antigos do blog e você verá que NADA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO no Brasil e no mundo é surpresa pra quem frequenta esse espaço e chega que já lhe dei muita atenção!

      Excluir
  8. Só quando o último banqueiro for enforcado com as tripas do último político. Quem sabe aí as coisas melhorem um pouco...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Ravena,
    Acompanho o blog, mas nunca comentei. Desculpe utilizar o espaço para fazer uma pergunta que não se refere a este texto. Você tem observado a Lua? Ela quando vai para a fase Cheia, se apresenta com o formato de um “sorriso”. Está assim desde março (quando reparei). Procurei informações sobre isso na internet, porém, não achei uma explicação que eu entendesse completamente e fosse claro (diz-se que é o magnetismo da Terra; tempestades solares; movimento de rotação da Terra e/ou Lua, etc). Você sabe algo a respeito? Os colegas que comentam, já observaram isso? Agradeço a sua atenção e de todos! Henriqueta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henriqueta, segue um link a respeito:

      http://evoluindo-sempre.blogspot.com.br/2012/03/anomalias-na-lua-anomalias-nos-planetas.html

      Abração

      Excluir
    2. Muito obrigada!
      Henriqueta

      Excluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".