06 julho 2012

Atualização - Atividade Solar elevada no começo de julho


A atividade solar é grande desde do começo de julho:
Dia 2 - 21 erupções sendo 4 classe M
Dia 3 - 16 erupções todas classe C
Dia 4 - 18 erupções sendo 7 classe M
Dia 5 - 22 erupções sendo 10 classe M
Dia 6 - 18 erupções sendo 6 classe M e uma X1

A maior parte das erupções provem das manchas 1513 e 1515, esta última é enorme com mais de 100.000km de ponta a ponta, cabem 8 Terras dentro dela. O filme abaixo do Solar Dynamics Observatory da Nasa mostra a mancha crescendo e virando-se para a Terra nos últimos cinco dias:


A mancha solar que em 4 de julho estava diretamente voltada para o nosso planeta lançou várias CMEs e uma delas está vindo em direção à Terra com previsão de chegada para 7 de julho, auroras em latitude alta podem ser observadas e também blecautes de rádio, distúrbios ionosféricos repentinos e tempestades geomagnéticas. 


Uma erupção classe M2 proveniente da mancha 1513 produziu uma explosão de ruídos de ondas curtas de rádio, o rádio amador astrônomo Thomas Ashcraft do Novo México registrou a estática solar a 21 MHz. Clique aqui para ouvir. 

É possível que a mancha 1515 esteja a beira de produzir uma erupção classe X. Meteorologistas da NOAA estimam 80% chance erupções classe M e 25% chance de classe X durante as próximas 24 horas. 

E uma nova mancha está surgindo na parte sudeste o sol e ela parece ser um grande problema. A Solar Dynamics Observatory da NASA capturou um primeiro vislumbre de cores escuras no local durante a madrugada de 06 de julho:


A atividade solar já é elevada. A adição desta nova região ativa pode aumentar ainda mais a chance de crises. 

O Sol rendeu alguns minutinhos na mídia brasileira essa semana e Fabio Ibrahim fez uma ótima seleção das notícias. 

Veja também :

Os efeitos da Atividade Solar 


Fontes de pesquisa:
http://www.spaceweather.com
http://www.tesis.lebedev.ru/en/sun_flares.html?m=7&d=5&y=2012
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/
http://www.solarham.net/


ATUALIZAÇÃO

Uma erupção solar classe X1 ocorreu no final do dia 6 proveniente da mancha 1515, possível que a Terra recebe pequenos impactos dessa CME, por conta da posição da mancha que já não está mais em direção a Terra. 
Grata ao Roberto 21 pela informação. 

8 comentários:

  1. Parece que alguns estados do norte dos Estados Unidos ficaram sem energia em algum dia entre o final de semana e começo desta, e tudo indica que fora causado por uma EMC.

    ResponderExcluir
  2. http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5879950-EI301,00-Nasa+lanca+satelite+para+investigar+erupcoes+do+Sol.html

    ResponderExcluir
  3. Classe ''X'' já teve ainda no dia 06, conforme link abaixo:

    http://www.tesis.lebedev.ru/en/sun_flares.html?m=7&d=7&y=2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido, já atualizei, até o momento que fiz o post não tinha ocorrido.

      abração

      Excluir
  4. Uma noticia interessante:

    http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_06/nasa-navios-para-outras-dimensoes/

    Temos que manter a cabeça aberta, mas não a ponto do cérebro cair...

    ResponderExcluir
  5. Número de mortos por inundações chega a 150 na Rússia

    Choveu em Gelendzhik em 24 horas o correspondente a cinco meses, segundo a administração local.

    Em Novorossiisk, o maior porto da Rússia no Mar Negro, as chuvas de 24 horas corresponderam a dois meses.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/07/inundacoes-deixam-150-mortos-na-russia.html

    ResponderExcluir
  6. O Sol parece surpreender-nos com sua atividade. Mas ao que tudo indica, ele vem entrando em estado de hibernação postergando assim a máxima que era esperada para alguns em 2012 e para outros cientistas, para 2013. Tudo indicava uma atividade verdadeiramente conturbada mas ela não está acontecendo. E se isto realmente se confirmar, podemos esperar por um arrefecimento no clima global.
    O pior é que os responsáveis pelo clima-gate(aquecimento global)irão dizer e vender aos desacordados de que conseguiram reverter o processo de aquecimento global com as iniciativas ridículas como por exemplo o crédito de carbono.
    Lamentável

    ResponderExcluir
  7. Afff, de novo essa conversa! Que coisa mais chata!
    Estão desviando a atenção para o Sol, mas o sistema solar inteiro está mudando. Vênus aumentou seu brilho, Marte está banhando sua atmosfera com um Metano que não deveria estar lá, lembrando que Metano é um gás orgânico, e o preço do feijão subiu.
    Alarmistas, sosseguem um pouco, saiam do Facebook e desliguem seus roteadores. Se conseguirem ficar 3 horas desconectados, longe de celulares e lendo pelo menos um capítulo de um livro qualquer já estarão aptos a começar a entender o próximo movimento do jogo.
    Se a Ravena permitir, vocês poderão ler isso, senão pelo menos ela leu, filtrou e decidiu o que vocês devem ler ou não neste blog.
    Namastê

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".