06 março 2012

A Erupção Solar mais forte dos últimos meses

Aurora registrada em 4 de março na Finlândia

Uma forte erupção na superfície do Sol, registrado nas primeiras horas de segunda-feira, classificado como X1.1, o mais poderoso da escala enviou ondas de plasma e partículas, que alcançarão a Terra em 2 ou 3 dias e possivelmente aumente as luzes do norte, conforme informou nesta segunda-feira (5), o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC sigla em inglês).

As labaredas solares afetam o campo magnético da Terra, cujas ondas têm forçado de mover algumas aeronaves comerciais que voam sobre os pólos cujo caminho vai continuar a intensificar-se, dizem os especialistas.

O sol passa por ciclos regulares de atividade e cada 11 anos ou mais se intensifica atividade e tempestades ocorrem, por vezes, deformada, e até mesmo atravessar o campo magnético da Terra. Em janeiro, cientistas detectaram duas tempestades solares em quatro dias .


Fonte: RT

Hoje, os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 75% de erupções solares classe M e uma chance de 30% de classe X da grande região AR1429. As manchas solares ativas estão lentamente se dirigindo em direção a Terra e por isso qualquer erupção que ocorrer estão propensas a ser geoefetivas.

Tempestade solar causa apagão de rádio

A mancha 1429 muito ativa está a preocupar os cientistas e nos próximos dias pode haver erupções capazes de prejudicar os equipamentos elétricos.

Uma violenta erupção solar está a causar apagões de rádio em vários países, nomeadamente na Austrália, China e Índia. Esta tempestade está ligada a uma mancha solar de grandes dimensões (1429) que se formou há alguns dias e cuja rotação a conduziu para o lado da superfície da estrela virada para o lado da Terra. A mancha deverá manter-se nas próximas horas e os cientistas esperam possíveis agravamentos da situação.

Para já, a atividade geomagnética produzida pela anterior erupção causou o apagão de rádio de nível 3, numa escala de 5. Na quarta e quinta, a Terra deverá ser atingida por uma ejeção de massa coronal capaz de produzir uma tempestade geomagnética de nível menor ou moderado.

As erupções solares são capazes de provocar perturbações na rede elétrica e nos equipamentos eletrónicos, podendo literalmente "fritar" os circuitos dos satélites em órbita. Teoricamente, é possível que uma tempestade forte (o que não parece ser o caso desta) cause uma rutura na rede elétrica das grandes cidades. Um apagão global poderia levar meses a resolver e teria o potencial para causar centenas de milhares de milhões de euros em prejuízos, talvez milhares de mortos.

Segundo um relatório publicado esta semana na revista científica Space Weather, a possibilidade de ocorrer um chamado "evento Carrington" até ao final da década é de 12%. A designação indica uma erupção solar gigantesca que ejectou enorme quantidade de massa coronal, fenómeno observado no final de Agosto de 1859 por um astrónomo chamado Richard Carrington. A tempestade solar deu origem a auroras boreais visíveis em toda a Europa. Era mesmo possível ler o jornal de noite. O fenómeno perturbou as comunicações da época, nomeadamente o telégrafo, mas o carácter primitivo destas tecnologias justificou o impacto limitado. O caso seria bem diferente com os equipamentos modernos.

Fonte: DN

Quando a informação começa a circular nos jornais oficiais e na mídia comum dessa forma, é sinal de aviso iminente. Ontem 17 erupções foram registrados e hoje (6), 13 erupções de classes  C e M. Link

Ravena

7 comentários:

  1. Apocalipse 16,8:" E o quarto anjo derramou sua taça sobre o sol, e este recebeu permissão para abrasar os homens.

    ResponderExcluir
  2. Mais um classe X, eu acredito que seja um X.4
    http://www.apolo11.com/atividade_solar.php

    ResponderExcluir
  3. FLARE SOLAR MAJOR: satélites em órbita detectou um classe X5 explosão solar de grande mancha solar AR1429.
    http://spaceweather.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou postando um conteúdo com alguns outros sites e o seu texto,

    na paz e amor.

    ResponderExcluir
  5. Nooossaa Ravena uma EXPLOSÃO MESMO do sol agora (((X5.4))))...nooosssaa

    ResponderExcluir
  6. Roberto21 e Rogério, obrigada pela informação meninos!! Não foi uma mas duas...Já postado!!

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Parabens, este site é fantástico e diz coisas que tem muita lógica. Vou ficar ligado nele, pois é muito importante para aqueles que buscam a verdade e os mistéwrios da vida!!!

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".