05 setembro 2011

Aumento de eventos sísmicos nas Ilhas Canárias e Alemanha e erupção vulcânica mais violenta que o homem testemunhou

O número diário de terremotos registrados nas Ilhas Canárias (Espanha) tem aumentado consideravelmente nos últimos dias. 5.787 eventos de 19 de julho de 2011 ao último evento até 3 de setembro de 2011.

Instituto de Vulcanologia da Ilhas também relatou uma taxa de inflação de 1 cm em um lado do vulcão da ilha com análise GPS.


A grande maioria dos tremores foram registrados no noroeste da ilha  em El Golfo, a localização de um enorme deslizamento que criou um tsunami de 100 metros de altura, quase 50.000 anos atrás. Um pedaço gigante da ilha rachada caiu para dentro do mar, causando um tsunami com mais de 100 metros de altura que provavelmente chegou na costa norte-americana.

Vídeo explica como um terremoto nas Ilhas Canárias poderia levar a mega-tsunami.



Preparar-se mentalmente e espiritualmente, não vai adiantar pedir ajuda de "Deus".




O Instituto de Geofísica da Academia de Ciências da República Checa diz que tem registrado cerca de 10.000 tremores de terra durante os últimos três dias, na Boémia, uma região localizada perto da fronteira ocidental da República Checa com a Alemanha.

O evento começou na terça-feira (23 de agosto) e continuou até sexta-feira (3 de setembro). Embora muitos tenham passado despercebido pela população local alguns dos maiores tremores, incluindo oito terremotos de magnitude superior a 3 foram sentidos nas cidades de Chemnitz, Karlovy Vary, Birch, e Luby.

A Terra está tremendo, rachando e os vulcões acordando. 


A erupção vulcânica mais violenta que o homem moderno já testemunhou


No dia 27 de Agosto de 1883, a ilha de Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau), localizada no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, desapareceu quando o vulcão de mesmo nome, no monte Perboewatan - supostamente extinto - entrou em erupção. É considerada a erupção vulcânica mais violenta que o homem moderno já testemunhou.

A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e o saldo foi de mais de 37 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. Os barógrafos de Bogotá (próximo à antípoda do local da explosão) e Washington enlouqueceram. O barulho chegou também até Austrália, Filipinas e Índia.

Acredita-se que o som da última grande explosão foi o mais intenso já ouvido na face da Terra e reverberou pelo planeta ao longo de nove dias. Todos os que se encontravam em um raio de 15 km do vulcão tiveram seus tímpanos rompidos e ficaram surdos.

Os efeitos atmosféricos da catástrofe, como poeira e cinzas circundando o globo, causaram estranhas transformações na Terra, como súbita queda de temperatura e transformações no nascer e pôr do Sol por aproximadamente 18 meses e levando até anos para voltar ao normal. Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas. Por causa das explosões, vários tsunamis ocorreram em diversos pontos do planeta. Perto das ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a mais de 40 metros de altura.


A cratera do vulcão era monstruosa, possuía aproximadamente 16 km de diâmetro. O vulcão não parou de cuspir lava e houve ainda outras erupções durante todo o ano. Antes da erupção, a ilha possuía quase dois mil metros de altitude, mas após a erupção a ilha foi riscada do mapa, tendo-se um lago formado na cratera do vulcão, onde hoje vivem várias espécies de plantas e pássaros.

Atualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatau (Anak Krakatoa, filho de Krakatoa ou Krakatau), que já possui mais de 800 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta cinco metros aproximadamente, podendo haver mudanças.


Cientistas afirmam que a nova formação (vulcão) Anak Krakatoa pode ser ainda muito mais poderosa que o antigo Krakatoa. Com a antiga explosão, os três montes foram transformados em um só, criando uma caldeira que chega a 50 km subterrâneos. Um gigantesco depósito de lava.

Acredita-se que se Anak Krakatoa atingir altura próxima à de seu pai e uma nova grande erupção daquela dimensão acontecer, parte da população mundial e grande parte de toda a fauna e flora poderia morrer.

Anak Krakatoa é um vulcão extremamente ativo e quase sempre é colocado em estado de alerta nível 2 (pode ocorrer erupção nas próximas 2 semanas).

Os cientistas não sabem afirmar quando ele vai entrar em erupção crítica, mas já disseram que vai acontecer.

Ravena


Agradecimentos ao querido Tharcon pelo envio do link do vídeo abaixo:



Fontes de pesquisa:
Irisweath - Alemanha
Wikipédia Krakatoa







7 comentários:

  1. Cumbre Vieja é um vulcão activo situado na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias (Espanha), com 1949 metros de altitude.

    La Palma é uma ilha vulcânica oceânica. Atualmente é onde há a maior atividade vulcânica das Ilhas Canárias.[carece de fontes?] Erupções históricas do Cumbre Vieja ocorreram em 1470, 1585, 1646, 1677, 1712, 1949 e 1971.

    A sua última erupção ocorreu em 1971. O vulcão encontra-se atualmente sob monitoramento constante pelo fato de haver falhas na estrutura da ilha que o sustenta, o que implica numa possível catástrofe, caso ocorra uma forte erupção, que poderia causar o colapso ou desmoronamento desta ilha no leito oceânico, provocar um super terremoto e a formação de um megatsunami de caráter global, que poderá atingir toda costa leste das Américas, a costa oeste africana e todo litoral europeu ocidental.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cumbre_Vieja

    ResponderExcluir
  2. Ravena,
    Adorei a matéria.
    É preocupante quando estes vulcos começam a se mexer.
    O Krakatoa foi algo acima de nossa imaginação, teve repercussões por todo o mundo e por anos.
    Agora quanto ao vulcão e sismos nas islas Canárias, devemos estar bem alertas para o que possa acontecer.
    Algo que pode ocorrer a qualquer momento.
    Beijão,

    ResponderExcluir
  3. Acredito que se darão cada vez mais terremotos, vulcões, tempestades tropicais, furacões... com a aproximação do " cometinha" Elenin. A proposito amanhã haverá um alinhamento entre Elenin, Mercúrio e Marte.


    Paz para todos

    ResponderExcluir
  4. Os sismos das Ilhas Canárias na Espanha, tem aumentado consideravelmente, deixo aqui a lista dos últimos 10 dias da Península Ibérica e Ilhas canarias.

    http://www.01.ign.es/ign/layoutIn/sismoListadoTerremotos.do?zona=1&cantidad_dias=10

    ResponderExcluir
  5. Um terremoto categoria muito forte 6,6 em Norte de Sumatra, Indonésia.

    http://www.painelglobal.com.br/#WIN

    ResponderExcluir
  6. Sem contar que, na sexta-feira passada, foi noticiado que os equipamentos que monitoram o Cumbre Vieja, foram "roubados". Roubados? Retirados?
    Estranha coinscidência!

    ResponderExcluir
  7. Quanto catastrofismo....fala sério!

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".