18 agosto 2010

Auto Estima





Desequilíbrios e transtornos na auto-imagem levam ao excesso ou à falta de confiança em si mesmo, e ambos são prejudiciais ao desenvolvimento e construção de uma vida mais feliz.

Nós temos a capacidade de desenvolver características que muitas vezes não sonhamos adquirir. O cérebro é dinâmico, e sendo assim, podemos, através de uma atitude consciente, moldá-lo como a argila. O cérebro se acostuma a funcionar de determinada forma, e enquanto não o dominamos conscientemente, ele é moldado e dominado por nossos processos inconscientes.

Quando existe baixa auto-estima, o indivíduo não acredita suficientemente em seu poder de mudança.

Com auto-estima adequada fica mais fácil aceitar nossos pensamentos, sentimentos e valores pessoais. O senso comum nos diz que para ser amado é preciso também amar a si mesmo.

Quando somos dotados de uma boa dose de auto-estima, somos mais ousados, mais corajosos, temos uma vontade de crescimento bem dosada, conhecemos nossos limites e sabemos respeitá-los.

Porém, quando nossa autoconfiança é abalada por uma má formação de nossa auto-imagem, temos muito medo de dar passos à frente.

Então podemos  nos destruir através da construção e manutenção de uma auto-imagem negativa, em que não nos damos nenhuma chance de crescimento, exigimos muito pouco da vida e de nós mesmos, na certeza de que não merecemos a felicidade.

Um certo grau de auto confiança é necessário para se chegar a lugares com os quais sonhamos, para atingirmos objetivos estabelecidos para nossa transformação. Muitas vezes essa confiança poderá parecer arrogância, mas no fundo não é. É somente uma alta dose de coragem, necessária àqueles que são líderes, pioneiros, conquistadores.

Porém, é de extrema importância construir um sentimento básico de autoconfiança. 

Se você parar e refletir, e fizer uma avaliação honesta de seus sentimentos e suas atitudes, e buscar conhecer-se e aceitar-se profundamente, buscar conhecer suas potencialidades e seus limites, certamente estará trilhando o caminho correto na direção da construção de uma nova auto-imagem e do desenvolvimento de uma mais elevada auto estima.

Auto-estima o é o respeito por si mesmo, a sensação do próprio valor. Quando alguém a sente no fundo de seu ser, alegra-se por ser quem é. Aquele cuja auto-estima é elevada não perde tempo em impressionar os demais: sabe que tem valor".

Fracasso em termos de autoconfiança e auto-estima está em acreditarmos que não possuímos capacidade para enfrentar uma situação que exige nossa ação. 

Acredite em você, escute sua intuição, sinta com o coração.


Beijão no coração
Ravena

"Para reprodução integral ou parcial do texto, é necessário citar a fonte e o link da postagem original"

8 comentários:

  1. É fogo ver quanta gente boa e de potencial é escanteada por conta de uma meia dúzia de gente incompetente e sem caráter. Muito bom este vídeo. Valeu mesmo Ravena.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Querida Ravena, estive ausente vários dias, e retorno agora lendo os posts dos amigos, este de hoje é otimo para uma bela reflexão...parabens querida, sempre é bom colocar algo leve para descontrair, e revigorar as energias...SEmpre estou visualizando muita proteção e Bênçaos para voce....nestes momentos de mudanças todos precisamos...JO

    ResponderExcluir
  3. lindo.. emocionante o video e suas palavras.. eu realmente estou até com uma energia mais leve dps do seu post e do rodrigo.. obrigada!! beeijos no seu coração também!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Piloto,

    É verdade, a maioria das pessoas estão sempre a se colocar pra baixo e espalham isso ao seu redor, estabelecer metas, mudanças, é algo que só se alcança trabalhando a auto estima, é preciso acreditar nos nossos potenciais e colocar o que sabemos, aprendemos e sonhamos em ação. Agradeço por você estar sempre por aqui!

    Beijão



    Jo, minha querida florzinha,

    Estava com saudades da sua energia e de seus sábios comentários.

    Beijão



    Andressa Lindinha,

    Que bom que te ajudou, esse é o objetivo, ficarmos mais leve, bem leve para reaprender a voar...

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá Ravena,

    Este tipo de vídeo deve ser postado diariamente. Simplesmente Fantástico!!!

    Obrigado pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  6. SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Penelope Penteados5 de outubro de 2017 22:16

    A autoestima é ferramenta poderosa na construção do sucesso. Mas tem de ser bem dosada pra não cair na arrogância. Gostei muito do texto e quero aproveitar pra lhe convidar a ler, na minha página sobre autoestima algumas dicas pra melhorar esse sentimento.

    ResponderExcluir

Comentário anônimo não será mais publicado devido a inúmeras discussões sem o menor sentido que alguns sem sintonia nenhuma no blog insistem em discutir com o objetivo de tumultuar o espaço que é feito para complementar e compartilhar informações e opiniões (não ofensas), a identificação também facilita o "diálogo".